Todos temos projectos. Projectos esses que, na maior parte das vezes, implicam o assumir de riscos. A capacidade de assunção desses riscos e a vontade com que se os enfrenta é muitas vezes decisiva para o sucesso (ou não) desses mesmos projectos.

Consideramos que existem certos aspectos no projecto Colectivo Peel que se encontram exaustos. Nomeadamente, toda a vertente de "comunicação com o exterior" (entenda-se, o nosso site) sofre de um grave problema de falta de exposição, imagem, e divulgação.

Visto ser a comunicação a razão de existir do Colectivo, tem sido sempre a nossa prioridade evoluir toda a estrutura de conteúdos do site (que é a principal ferramenta de divulgação dos propósitos do colectivo) de modo a torná-lo mais apelativo e mais virado para a comunidade. Os que nos acompanham há mais tempo lembrar-se-ão certamente das várias fases de desenvolvimento do nosso site.

Agora que iniciamos a comemoração do 3º aniversário do Colectivo Peel, será talvez altura de "darmos pernas ao bebé para andar", criando uma estrutura independente do Colectivo em termos de imagem e assumindo uma postura de publicação periódica, como se de uma revista se tratasse. Assim sendo, nascerá brevemente a :::: blueprint ::::, sucessora do :::: colectivo peel :::: como veículo da divulgação que julgamos ser cada vez mais necessária para o alargar dos horizontes culturais dos portugueses.

A :::: blueprint :::: terá o formato de webzine (pelo menos na sua fase inicial) periodicamente actualizada, com excepção das notícias, que serão actualizadas regularmente. Será desprovida de fóruns, chats ou rubricas como a defunta Topsodapops, visto que as funções de ponto de encontro da comunidade continuarão a ser assumidas pelo site do Colectivo Peel.

Sim, o Colectivo manter-se-à, como a entidade maternal que zelará pela manutenção dos propósitos a que concorre desde 1999 e que se encontram definidos no Manifesto. Evitaremos a assunção de uma postura comercial por parte da :::: blueprint ::::, visto ter sido esse sempre um cavalo de batalha do Colectivo, se bem que circunstâncias futuras poderão alterar esta posição. As dificuldades financeiras do Colectivo foram uma constante, e é de todo importante certificarmo-nos que o impulso dado a este novo projecto não será travado por razões de ordem pecuniária.

O apoio de todos é uma condição fundamental, como o foi em 1999 aquando do lançamento do Colectivo. Fazemos votos para o sucesso deste projecto, que poderá talvez cumprir o objectivo a que o Colectivo se propôs há 3 anos: o de divulgar alternativas culturais aos portugueses, nomeadamente de âmbito musical. Sabemos que o colectivopeel.org foi (até agora) infrutífero nessa tarefa hercúlea; esperemos que a :::: blueprint :::: possa pegar onde parámos, e prosseguir na senda do sucesso.

Mais novidades brevemente, aqui.

Cascais, 28 de Outubro de 2002
David Nascimento

 

 
 
 

David Nascimento
 
   

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org