:::: colectivo peel :::: - MANIFESTO

 

 

Somos parte integrante de um colectivo nascido na zona de Cascais, cujo objectivo é promover o comércio de conhecimentos no que respeita a vertentes alternativas ao "mainstream" musical. Os nossos enfoques são as novas tendências, por considerarmos que existe um vazio na área em Portugal.

Cremos que a melhor forma de combater a massificação que nos é imposta pelas grandes editoras é promover as alternativas disponíveis, para que o público possa tomar conhecimento de que existem outras vertentes musicais por explorar.

A elitização destes tipos de música, promovida por alguns sectores esclarecidos da sociedade europeia, não é, a nosso ver, a táctica correcta para resistir ao "bulldozer" da massificação. Acreditamos que a valorização das novas tendências e a promoção destas junto do público trará grandes benefícios para todos. Em que medida? Um maior conhecimento destas alternativas culturais junto das massas não só aumentaria significativamente o leque de escolha para todos, como também geraria mais receitas para as editoras que normalmente abraçam este tipo de projectos (como por exemplo, a famosa Compost Records ou, entre nós, a Nylon), sustentando-as no difícil mercado da música e incentivando-as a investirem nos valores emergentes. Para além do mais, uma maior procura significaria também maior oferta em termos de quantidade disponível nas lojas (oferta essa que, no Portugal de hoje, é quase nula).

Como pretendemos atingir o nosso objectivo? O debate, a crítica, a exposição são essenciais para o nosso sucesso. O Colectivo está ainda em fase embrionária, mas dispomos de projectos estruturados e muita ambição. Este site será o nosso ponto de encontro, um espaço de debate e troca de experiências. Contamos com o vosso apoio e esperamos que contribuam activamente para o "spreading the word".

Qualquer um pode ser membro do Colectivo Peel. Somos uma organização não hierarquizada, onde todos têm voz igual. Basta que preencham o formulário de adesão que se encontra disponível no site.

Os membros, para além de uma password de acesso ao sector de membros do site (ainda em desenvolvimento), receberão ainda a nossa newsletter e novidades em primeira mão sobre quaisquer eventos que venhamos a promover.

Todas as semanas serão publicados críticas e artigos dos nossos membros, para que o site seja o mais rico possível em termos de informação.

Necessitamos da colaboração dedicada de todos quantos se reveêm (ou não) no nosso projecto.

Este manifesto não poderia ficar completo sem agradecimentos muito especiais a todos os que contribuiram para o nascer e evoluir deste colectivo. Entre todos, gostaríamos de salientar a excepcional colaboração e inexcedível apoio prestado por Inês Reis, Henrique Santos, Ana Rita Reis, César Borja e Bernardo Ferreira. A todos o nosso muito obrigado.

peel@colectivopeel.org

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org