Nascido em Neustadt/Weinstrasse a 17 de Agosto de 1952, vive desde 1971 em Frankfurt

Enquanto produzia e tocava em concertos com a Sogenanntes Linksradikales Blasorchester (entre 1976-81), o Goebbels/Harth-Duo (76-88) e o trio art-rock Cassiber (82-92), escreveu música para teatro (para Hans Neuenfels, Claus Peymann, Matthias Langhoff, Ruth Berghaus e outros), para filmes (para Helke Sander, Dubini, e outros) e música para ballet (para o Ballet Frankfurt).

Em meados dos anos 80 Goebbels começou a compor e dirigir obras da sua autoria, na sua grande maioria baseadas nos textos de Heiner Müller (Verkommenes Ufer (A Costa do Desperdício), Dir Befreiung des Prometheus (A Libertação de Prometeu), Wolokolamsker Chaussee (A Auto-Estrada de Volokolamsk), Schliemanns Radio, Der Horatier/Roman Dogs/Chiens Romains e outros). Com muitas destas peças ganhou entre outros, os prémios "Hoerspielpreis der Kriegsblinden", "Prix Italia" (85, 92, 95) e "Karl Sczuka Preis" (84, 90, 92).

Desde 1988 que Goebbels compõe música de câmara para o Ensemble Modern e para o Ensemble Intercontemporain. Em 1993 foi galardoado com o prémio "Hessischer Kulturpreis".

Em 1994 seguiu-se Surrogate Cities, uma composição de 90 minutos para orquestra comissionada pela Velha Ópera de Frankfurt e executada pela primeira vez pela Junge Deutsche Philharmonie, maestro: Peter Rundel.
1996, compôs Industry & Idleness (estreia pela Radiokamerorkest Hilversum, maestro: Peter Eotvos). Walden para grande orquestra foi criada em 1998 para a primeira "tour" da recém-fundada Ensemble Modern Orchestra (maestro: Peter Eotvos).

Em 2000 Heiner Goebbels criou as instalações sonoras timeios e fin de soleil no centro Pompidou em Paris, a
peça musical para teatro Hashirigaki no Theatre Vidy e o concerto ...même soir com os Les Percussions de Strasbourg.

Em 1994/95 foi professor convidado no "Institut für Theaterwissenschaft" na Universidade Giessen.
Em 1997/98 foi professor convidado na "Musikhochschule Karlsruhe - Kompositionsklasse".

Heiner Goebbels é membro da "Akademie der darstellenden Künste" (Academia das Artes de Palco) em Frankfurt e da "Akademie der Künste" (Academia de Artes) em Berlim.

Desde Abril 1999, Heiner Goebbels trabalha como professor no Instituto para Estudos Aplicados ao Teatro que se situa na Universidade Justus Liebig em Giessen (Alemanha). Tem a seu cargo vários seminários e projectos artísticos. O instituto dedica-se à pesquisa científica e à prática artística (teatro contemporâneo e exibição) e à possibilidade de as ligar.

 



http://www.heinergoebbels.com

 
david.nascimento@colectivopeel.org    

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org