Pois é, cada vez mais nos afirmamos como paragem obrigatória por essa Europa de festivais. A têndencia de grandes festivais como o Sudoeste de se aproximarem às vertentes electrónicas da música, com a inclusão de cada vez mais nomes ligados à area, bem como o aparecimento de novos festivais especificamente criados para esse sector (como o Meco) faz de Portugal o sítio ideal para passar o Verão, pelo menos para os amantes do género.

O verão arrancou com a desilusão que foi o Meco, mas muitos outros festivais aguardam ainda a sua vez. Façamos um pequeno périplo pelo que vai haver por aí de cariz electrónico...

Festival Electrónico de Trancoso
26,27.Julho. 2002 - Trancoso

Chicks On Speed , Ladytron e Felix Kubin são algumas das presenças internacionais em destaque no festival de música electrónica que terá lugar dias 26 e 27 de Julho no Castelo de Trancoso.
Inserido na primeira Bienal Internacional de Poesia do Douro e Vale do Côa , este fim-de-semana oferece propostas muito interessantes, a começar pelas alemãs Chicks On Speed, que encabeçam o cartaz de dia 26. Depois da aparição em Lisboa na última edição do Número Festival , este trio feminino de Munique volta a terras portuguesas com os seus delírios arty em pop electrónica e aventuras dançáveis. Melissa Logan , Alex Murray-Leslie e Kiki Moorse prometem um espectáculo condizente com a irreverência, o ritmo e a boa dose de humor que demonstraram em disco, com Will Save Us All!. Antes delas, chegam os portugueses TVT , seguidos de Rafael Toral , um dos nomes mais proeminentes das lides sónicas experimentais da nossa praça. Depois dele chegam os ingleses Ladytron, que deixam de lado as aventuras psicadélicas registadas em The Ladytron e assumem o papel de disc-jockeys.
A noite seguinte, 27 de Julho, é totalmente preenchida com concertos: Twokindermen e a dupla Micro Audio Waves garantem a quota de produção nacional, antecedendo a prestação ao vivo do projecto britânico People Like Us , designação que oculta a verdadeira identidade da DJ e artista multimédia Vicki Bennett (colaboradora ocasional dos Negativland ) que opera intrigantes fusões musicais com diálogos e sons retirados de velhos discos de vinil. O senhor que se segue é Felix Kubin, afamado produtor germânico ligado à editora de Colónia A-Musik , dos Mouse On Mars . Apesar de acompanhar frequentemente o projecto electro-acústico Klangkrieg , Kubin assinou em nome próprio o álbum Filmmusik(1998) , onde reúne diversas bandas-sonoras da sua autoria realizadas nos anos anteriores.
A última actuação da noite é a do venezuelano Kid 606.

O bilhete diário custa 10 euros e o passe para os dois dias vale 15 euros. Os concertos têm início às 22 horas. A organização do evento é da Bienal Internacional de Poesia de Foz Côa em parceria com a Câmara Municipal de Trancoso. A Vila de Trancoso, sirtuada na zona norte do país, fica perto da fronteira com Espanha, entre Viseu e Celorico de Basto, a 50 km da Vila de Foz Coa.

COPYRIGHT: BLITZ


Festival Sudoeste
1,2,3,4.Agosto.2002 - Zambujeira do Mar

O Sudoeste agracia-nos este ano com alguns nomes interessantes no cartaz. De salientar os Sigur Rós como cabeças de cartaz no dia 1. Estes islandeses, que começaram por fazer suporte às digressões de Björk, conseguiram encontrar um espaço próprio na panorama musical internacional ao lado de bandas rock alternativas como os Radiohead. Trazem a fama conseguida de um concerto memorável em solo luso.
No dia 2, as atenções viram-se para Rodrigo Leão, o excelente compostior/produtor português que "virou as cabeças" com o seu álbum de estreia Alma Mater; os Thievery Corporation, que voltam depois de uma boa actuação no CCB e de outra não tão conseguida no festival Meco 2001; os franceses Air, algo esquecidos pelo ligeiro fracasso comercial que foi 10000 Hz Legend; e os cabeças de cartaz Chemical Brothers, que vêm apresentar o seu novo álbum Come With Us.
O dia 3 apresenta-se como mais fraco em termos de actuações de electrónica, com Peter Murphy a assumir o solitário papel de representante, no meio de nomes como os Orishas ou Alanis Morrisette.
Também o dia 4 está feito a pensar nos mais "rockeiros", com o destaque para os The Cure.
De salientar ainda as tendas onde marcarão presença DJs como Paul Oakenfold, Rui Vargas ou Luís Leite.

CBT Heineken Dance Festival
9,10.Agosto.2002, Celorico de Basto

O cartaz do CBT Heineken Dance Festival , que decorre dias 9 e 10 de Agosto na localidade nortenha de Celorico de Basto , está praticamente definido.
Koop, Mo' Horizons, Harvey, Luke Slater, dZhian & Kamien, François Kevorkian ou Gilles Peterson & Earl Zinger animarão um evento que promete ser um dos mais marcantes deste Verão em território nacional. Divididas por quatro áreas, as propostas percorrem o diversificado espectro da electrónica actual.
No dia 9 de Agosto, na área subordinada às sonoridades house, tecno e world beats, destacam-se as actuações ao vivo de Luke Slater e Mo'Horizons, que virão apresentar, respectivamente, os novos álbuns Alright On Top e Remember Tomorrow. Quanto a actuações DJ, além de Marco Bailey , o nova-iorquino François Kevorkian e o britânico Harvey, pelo seu curriculo, reputação e anteriores prestações no país, deverão apresentar excitantes e versáteis deambulações pelo universo house, enquanto os vienenses dZhian & Kamien certamente que aproveitarão para divulgar alguns dos temas que integrarão o seu segundo álbum Gran Riserva, a editar no final de Setembro .
No dia seguinte, sábado dia 10, o destaque do espaço sonoro mais livre vai para os suecos Koop. O radialista/guru das novas tendências Gilles Peterson, com o seu fiel companheiro Earl Zinger no papel de MC, regressam ao país para nova sessão, prometendo animar a audiência com uma sessão repleta de novidades criativas. Samuel L Sessions , Kenny Hawkes , Jesús Del Campo e os giradisquistas portugueses Jiggy e Zé Salvador prometem apresentar sessões house bem dançáveis. O dub, combinado com outros géneros, estará em destaque na área Dubadelic Vibrations gerida pela produtora Journeys , que contará com performances dos germânicos Boozoo Bajou -- autores de Satta, cujas inebriantes marcas narcóticas o tornaram num dos mais marcantes álbuns de 2001 --, do colectivo Dubadelic Sound System feat. Prince Wadada e de Gussie P & Gaffa Blue , ligados ao Harpo Sound System . Os disc-jockeys Craze e Marky , secundados por Frenzic , Tilinhos , Subway , Bezegol e os MCs IC3 e Basim engrossam o contingente drum'n'bass do festival, enquanto que na área dedicada ao trance serão os dinamarqueses Jean Borelli e Orion (ao vivo), em conjunto com o holandês Manuel Zilahy e os portugueses Paulo , Hermä e Devil , a comandar as operações musicais psicadélicas.

Para assistir à totalidade do Festival CBT, poderá ser adquirido um bilhete no valor de 30 euros. Quem apenas pretende assistir a um dia de espectáculos, terá que despender 20 euros. Os bilhetes estarão à venda brevemente nos locais habituais e através do multibanco.

COPYRIGHT: BLITZ


Boom Festival 2002
21,22,23,24.Agosto.2002 - Idanha-a-Nova

O Boom vale essencialmente, para quem não gosta de psytrance, pelas actuações de DJs não ligados a essa vertente musical, como Yari ou Zentex, da Journeys.
Quem também marcará uma presença interessante será a editora Mono"cromatica, um projecto nacional ligado às sonoridades electrónicas experimentais que promete muito. Um showcase com alguns dos nomes ligados à editora oferece uma alternativa agradável ao predominante cariz psicadélico do festival.

 
 
 
 
peel@colectivopeel.org    

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org