Steve Reich é unanimemente considerado como um dos maiores compositores minimalistas contemporâneos e um dos pais da música electrónica. A sua música abraça variados ritmos, estruturas e harmonias; não só ocidentais clássicas mas também africanas e populares americanas, como o jazz.

Nascido em Nova Iorque em 1936 e criado lá e na Califórnia, licenciou-se com distinção em Filosofia na Cornell University em 1957. Nos dois anos seguintes estudou composição com Hall Overton, e de 1958 a 1961 estudou na Julliard School of Music com William Bergsma e Vincent Persichetti. Em 1963 recebeu o grau de Mestre em Música no Mills College, onde trabalhou com Darius Milhaud e Luciano Berio.

Durante o verão de 1970, com a ajuda de uma bolsa de estudo do Institute for International Education, Reich estudou percussão no Insituto de Estudos Africanos da Universidade do Gana em Accra. Durante os anos de 1973 e 1974 estudou ainda "Semar Pegulingan" de Bali e "Gamelan Gambang" na American Society for Eastern Arts em Seattle e Berkeley. De 1976 a 1977 estou também as formas tradicionais de canto dos escritos hebreus em Nova Iorque e Jerusalém.

Em 1966, Steve Reich fundou o seu ensemble com três músicos, que rapidamente cresceu para cerca de 18. Desde 1971, Steve Reich and Musicians realizaram "tours" pelo Mundo fora, enchendo salas tão diversas como o Carnegie Hall ou o cabaré Bottom Line. A peça de 1988 Different Trains, marcou um novo método de composição enraizado nas peças de 1965 e 66, respectivamente, It's Gonna Rain e Come Out, onde gravações de voz constituem o material para os instrumentos musicais.

Em 1990, Steve Reich recebeu um Grammy para a Melhor Composição Contemporânea com Different Trains tocado pelo Kronos Quartet e editado pela etiqueta Nonesuch, com a qual Reich detém um contrato de exclusividade. Esta editora lançou, em 1997, uma colectânea retrospectiva do trabalho de Reich, Steve Reich Works: 1965-1995, contendo tanto material antigo como inédito. Esta edição foi considerada com unanimidade como uma peça incontornável da cena musical do século XX.

Actualmente, Steve Reich viaja pelo Mundo fora, promovendo os seus últimos trabalhos - City Life e Proverb. As suas peças já foram reproduzidas por várias orquestras do Mundo, de onde se destacam a New York Philharmonic, a San Francisco Symphony, a St. Louis Symphony, a Brooklyn Philharmonic Orchestra, a Los Angeles Philharmonic, a BBC Symphony e a Boston Symphony Orchestra. De entre os maestros salientam-se Zubin Mehta, Michael Tilson Thomas, Leonard Slatkin, Kent Nagano e Peter Eötvös. Também alguns coreógrafos trabalharam com a música de Reich, como Anne Theresa de Keersmacker, Eliot Feld, Alvin Ailey, Lar Lubovitch, Maurice Bejart, Lucinda Childs, Siobhan Davies, Richard Alston, Jir’ Kyl’an, Jerome Robbins, e Laura Dean, que produziu Impact. Este ballet valeu a Laura Dean e a Steve Reich um Bessie Award em 1986.

Composições Discografia

 



http://www.stevereich.com

 

 
david.nascimento@colectivopeel.org    

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org