Boards of Canada - Music Has The Right To
                                   Children (1998)

   

Senhores de um estilo muito próprio, os BoC representam um fusão muito bem conseguida entre o pulsar da electrónica e a frescura do ambiente. Esta amálgama de sons cria uma paisagem bucólica, etilizada, como um dia solarengo no campo. O ouvinte é rapidamente inebriado por um autêntico rio de emoções que corre do hi-fi.
Music Has The Right To Children não foge a esta regra, com a particularidade de este álbum ter sido concebido com uma aura de nostalgia e infantilidade quase puras. Estes elementos são facilmente distinguíveis, quer pelo constante utilizar de samples de voz de criança, quer pelas melodias alegres e ritmadas (sem perder, no entanto, a sua propriedade etérea). A adicionar a isto note-se ainda a presença de elementos funk e electro-pop dos anos 70, criando um som ao mesmo tempo "retro-style" e moderníssimo.
Alguns momentos do álbum são verdadeiramente de antologia. Que dizer da fantástica sequência que serve de estrutura a "Happy Cycling"? Ou ainda essa verdadeira obra-prima que é "Roygbiv"?
O álbum é incrivelmente fluído, com as músicas de mais de 2 minutos a destacarem-se, funcionando as outras como elementos de ligação que atribuem ao conjunto um aspecto muito sólido.
Todas estas propriedades compõem um álbum que é um pouco como o vinho do Porto. É que de cada vez que as ouço, descubro novos elementos que vão completando a minha experimentação deste álbum, e acrescentando pontos à impressão que trago dele.

Nota 8 de 10

Warp Records/Skam Records



http://www.boardsofcanada.com
http://www.warp-net.com

 

 
david.nascimento@colectivopeel.org    

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org