Thievery Corporation - The Richest Man In Babylon (2002)    
O novo álbum dos Thievery Corporation, a sair em Setembro, constitui uma mudança na continuidade do duo em relação ao seu último trabalho, The Mirror Conspiracy. Mudança porque este trabalho assume uma postura mais introspectiva, e como o próprio Eric Hilton afirma, "The Richest Man In Babylon é o princípio do que pensamos ser uma nova direcção na nossa exploração musical".

No entanto, elementos fundamentais na essência do que são os Thievery Corporation, como um som orgânico e marcadamente influenciado pela diversidade das origens dos seus elementos, e as divagações entre o rock, dub, música latina e a electrónica, continuam bem presentes neste álbum (e até se apresentarão porventura com mais força). The Mirror Conspiracy continua vivo nesta obra, com peças como Omid (Hope) ou Un Simple Histoire a fazerem lembrar constantemente o trabalho anterior do duo. Meu Destino e The Richest Man In Babylon pouco fazem mais que alargar o leque de sonoridades do álbum, e demonstram na realidade que o som dos Thievery parece algo parado no tempo. Os criadores de peças tão intemporais como Abductions & Reconstructions ou Sounds From The Thievery Hi-Fi parecem ainda não refeitos do choque que terá sido a aparição de toda uma vaga de "discípulos", os verdadeiros "thiefs" que levaram consigo a bandeira da nova "world music".

The Richest Man In Babylon merece uma audição cuidada, não só porque os Thievery o merecem como precursores de todo um género musical; mas também porque continua a tradição deixada por obras intemporais como The Mirror Conspiracy.

Nota 7 de 10
ESL Records

http://www.eslmusic.com

 
 


 

david.nascimento@colectivopeel.org    

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org