King Q4 - King Q4(2000)

   
King Q4 é o nome do projecto que Bertrand Groussard, um francês de 23 anos, criou com o objectivo de abraçar uma vertente electrónica, ele que fez parte de muitas bandas "noisy-rock" nos finais dos anos 90.

O álbum homónimo é o seu primeiro com este projecto, e não se pode dizer que King Q4 tenha começado mal no seu novo trajecto, se bem que seja notoriamente um álbum de transição, um pouco "verde".

O álbum arranca numa toada muito interessante, com "backgrounds" melancólicos contrastando com explosões de som que parecem indicar que uma criança se encontra aos comandos da mesa de mistura - sons muito coloridos e vivos, que dão uma aura mais exuberante ao conjunto, fazendo lembrar muito o projecto italiano Bochum Welt ou os ingleses Plaid. Poderíamos ainda divagar um pouco mais e arriscar similitudes com os "velhinhos" Velvet Underground ou até Pink Floyd, por exemplo.

É curiosa a habilidade com que King Q4 altera todo o curso de uma música a meio desta, mantendo no entanto um fio condutor que parece não dissipar com as passagens de uma "track" para a outra. No entanto, mais para o fim, é notória a escorregadela - intencional - para uma sonoridade mais aproximada do rock introspectivo de bandas como Sigur Rós ou Radiohead. Embora a fusão seja interessante e apetecível na sua fase inicial, o artista deixa-se levar por um experimentalismo que, na última música (e aqui já é visível o "shift" a meio da peça), se coloca num nível que me parece algo desajustado, entrando num campo quase funkstorunguiano, mas sem conseguir fazer jus aos mestres da manipulação.

Mas deve salientar-se, acima de tudo, o excelente primeiro esforço criativo de King Q4 na área da electrónica, prometendo altos vôos no futuro.

Nota 7 de 10

 

 



 

 
david.nascimento@colectivopeel.org    

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org