Nylon Showcase #2(2001)

   
A Nylon assumiu-se como a representante portuguesa da linguagem de dança no estrangeiro. A sua reputação além-fronteiras excede largamente a interna, sendo que nomes como Dorfmeister ou Nightmares On Wax colocam com frequência títulos da editora nos seus trabalhos.

Depois dos sucessos Type e Precyz, a Nylon volta a afirmar-se como uma das maiores impulsionadoras a nível europeu da estética pós-downtempo, misturando breakbeats com elementos retirados de uma reflexão profunda do jazz e do funk, evoluindo daí para toda uma nova compreensão das necessidades musicais actuais, substituíndo assim o gasto modelo de projectos como os Thievery Corporation ou as compilações Brazilectro.

Desta vez não vamos de arrasto atrás da Europa, andamos à sua frente. E os europeus já o perceberam.

Tó Ricciardi, Pedro Passos, João Roquette e cia. apresentam-nos uma das melhores, senão a melhor, compilação de 2001. Desde os "breakbeats" suaves de Shelter Av. até à fusão jazz/dub regressivo de Katta, passando pelo soul "Atjazziano" de A. Shrimp (o projecto de Alexandre Camarão apresenta-se como uma das mais agradáveis surpresas de 2001) e pelo magnífico funk de Spaceboys vs. Laj & Quakerman, Nylon Showcase #2 conforta-nos, mostrando que é possível evoluir do actual estado de coisas, e que o período de indefinição que vivemos em 2001, em que nos bombardearam com compilações "para encher chouriço", pode estar prestes a terminar.

Esperemos que o público português dê a este projecto o feedback de que necessita para se afirmar não só no exterior, mas também nas nossas pistas de dança. A Nylon, a par do LUX ou do Trintaeum, afirma-se cada vez mais como a porta-estandarte da cultura dançante portuguesa.

Nota 9 de 10
Nylon discographics/Off The Record



 

 
david.nascimento@colectivopeel.org    

 

 

::::colectivo peel::::
www.colectivopeel.org